Seguidores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Unhas Fracas e Quebradiças: E agora?

Oie, meus amores, como estão????

Hoje vou falar de um assunto muito importante e que é um pesadelo para muitas de nós : Unhas Fracas e Quebradiças.
Faz tempo que estou para falar disso com vocês, mas ao ir entregar o prêmio da Núbia (oi, flor!) esse assunto se tornou prioridade e eu tive que adiantar o post para vocês. Ela comentou comigo que desde que havia polido as unhas na manicure, elas estavam enfraquecidas e não crescem de jeito nenhum =/ .  Resolvi fazer uma pesquisinha e tentar ajuntar alguns fatores e dicas , não só pra ela, mas pra muitas que sofrem com esse problema.

As unhas são sinônimos de saúde, pois refletem como está nosso organismo. Elas têm função estética e de proteção ao nosso organismo de agressores externos e sua composição básica é queratina.
Seu crescimento está ligado a estímulos hormonais e nutricionais diversos. Portanto, quando temos algum problema em nosso sistema os primeiros a demonstrar que tem algo errado são nossas unhas e cabelos. Ficam fracos, sem vida e pedem socorro literalmente.

A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.
Elas crescem, em média, 3 milimetros por mês, mas isso pode variar bastante. As unhas das mãos demoram, em média, de 4 a 6 meses para crescer da base até a ponta; e as dos pés, de 6 a 12 meses. As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres (exceto na gravidez, quando as unhas crescem mais). É bom lembrar que existem variações individuais, relacionadas à raça, idade, ambiente, ocupação, etc.
Diversas alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos
É muito comum, numa ida ao médico ele perguntar como está seu cabelo e unhas. Alguns sintomas podem indicar doenças sérias, tais como:
Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas.
Doenças cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
Doenças renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara.
Doenças hepáticas: na cirrose estão presentes as chamadas “Unhas de Terry”- de cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e que se descolam ou descamam. Presença de pontos hemorrágicos.
Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas, descolamento da parte distal e abaulamento.
Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
Lúpus eritematoso: manchas brancas na unha, depressões puntiformes e descolamento da parte distal da unha. Hemorragia da cutícula.
Reumatismo: unhas amareladas, com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha.
Leucemia: unha quebradiça, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
AIDS: é frequente o acometimento da unha por infecções causadas por fungos, cândida, vírus e herpes e também a presença do sarcoma de Kaposi (tumor vascular) na unha.
 (Fonte: Hi Doctor- Sistemas Inteligentes em Sáude)
Micoses, Unhas encravadas e Unheiro são outros fatores muito comuns e que exigem atenção e cuidado de todos nós.
Deficiência nutricionais como vitaminas A,B3, B12, C, Zinco, também são facilmente detectadas no aspectos de nossas unhas.

Muita coisa a gente consegue evitar mudando alguns hábitos básicos.

- Utilize luvas nos afazeres domésticos! Sim, contato direto com detergentes, cloro e produtos de limpeza comuns agridem e muito as unhas e pele.
- Não remova as cutículas!!!! olha a gente mais uma vez batendo na tecla, mas é sério!! As cutículas servem para nos proteger das agressões externas, removê-las é abrir espaço, literalmente, para fungos e bactérias adentrarem nosso organismo. Hidrate-as!!!
- Usar removedores com solução de acetona também colaboram para a danificação das unhas.
- Opte pela utilização de cremes que contenham silicone e ureia em sua formulação.
- Isso é muito triste dizer, mas esmaltes podem causar sim um enfraquecimento das suas unhas. A maioria das pessoas não sabem que possuem alergia a esmaltes, e suas reações são diversas. A Mari já falou um pouco sobre isso aqui. Fique atenta, você pode ser alérgica e nem saber.
- Uma alimentação saúdavel e balanceada é super necessária até mesmo para nossas unhas. Aquele lema de " Você é o que você come!" Vale também para suas unhas!!!

Minhas unhas não é das mais fortes! Digito e mexo com papéis o dia todo, mas desde que eu passei a usar a cerinha e hidratá-las, elas estão bemmmmm melhores.
Há muito tempo atrás,eu sofria com manchinhas brancas (aquelas que falam que é presente e/ou mentira que você conta rs) procurei dermatologista. Fiz uma batelada de exames e não deu nada além de insuficiência de vitaminas e lesões causadas pelo uso excessivo de alicate =X.  Tomei vitaminas, abandonei o alicate e comecei a usar a base da Colorama Pró- Fortalecimento da Linha Nutri Base:



E olha,não sei se foi ela ou o tratamento como um todo, mas ajudou e muitooooo!!! Minhas unhas quebram bem menos e crescem mais rápido também. Recomendo!!!
Achamos muita dicas caseiras e produtos que o pessoal recomenda, mas eu indico essa base,pois foi o que eu usei e posso falar com conhecimento de causa hehe!

Ano passado saiu uma matéria no R7 aqui com uma listagem de alguns produtos,nacionais e importados, que prometem ajudar nesse quesito. Tem fotos, valores..vale a pena conferir ;)

Nossa dica sempre é : procure orientação profissional!!!!
Parece bobeira, mas muita coisa pode ser evitada se diagnosticada precocemente. Na dúvida, vai atrás ;) Com saúde não se brinca!!!

Espero que o post tenha ajudado a dar uma luz a vocês =)
Alguém mais tem dicas para quem sofre desse mal???? Compartilhe com a gente!!!

Super beijo =*


4 comentários:

  1. Nossa Fer, adorei o seu post de hj...Qta informação útil e mtas das quais eu não tinha nem noção... rs
    Bom... eu tbm adorei esta base da colorama, não tenho todas... tenho apenas uma que é a de Fluor + Cálcio, e ela é mto boa, e qdo tira o esmalte a unha continua bonita e com aspecto de forte... Está ajudando até a fortalecer a unha da Gabi, pois ela agora quer pintar a unha dia sim e dia não... e fica antena aqui no blog... hahaha
    Parabéns amore!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiin, que linda a Gabi!!!
      Isso mesmo, ensina ela desde pequena hahahaha.
      É essa base do Flúor + Cálcio que eu usei também, que é a Pró- Crescimento e eu super recomendo. Num sei também se foi o tratamento como um todo ou se foi ela, mas que ajudou ajudouuuuu!!! hehehe

      Bjks

      Excluir
  2. Gostei este post muito interessante Miga vc é o maximo bjs!!!!(Dê)

    ResponderExcluir