Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Informativo: Palavras da Nutricionista.


Oieeee meninas

Hoje vamos fazer um post INFORMATIVO sobre como ter unhas bonitas e saudáveis e tudoooo isso, com a parceria de uma especialista, a nossa querida amiga, leitora e nutricionista Dra. Dulce Cavaliere.

É um texto muito interessante. Vamos ler e se atentar nas informações que ela nos passa!! ;)

"COMO TER UNHAS BONITAS E SAUDÁVEIS.
A saúde e beleza das unhas dependem muito de uma boa alimentação!!Uma alimentação saudável é fundamental para ter unhas bonitas e fortes.
Nossas unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada que serve para formar diversas estruturas do corpo. Embora fortes, as unhas devem ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.
As unhas das mãos, a cada dez dias, crescem cerca de 1mm, 3 vezes mais rápido do que as unhas dos pés.
Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além do que, ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.


Veja alguns dos sintomas da falta de um desses nutrientes na unha:


Problemas mais comuns nas unhas
Unhas pálidas, sem cor
Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam
Falta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescem
Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiças
Falta de proteina e ferro, silicio
Unhas com linhas horizontais e frágeis
Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com linhas verticais e frágeis
Deficiência de ferro ou anemia
Unhas com pontos brancos
Pode ser por deficiência de zinco, selênio ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadas
Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladas
Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leito
Psoríase ou intoxicação por medicamentos
unhas duras, secas , sem flexibilidade e quebradiças.
Falta de enxofre


A nutrição das unhas
Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, reflete em unhas fortes e bonitas. É extremamente necessário beber água, muita água. Assim como a falta crônica de água deixa nosso corpo desidratado, o mesmo acontecerá com as unhas: secas e sem nenhuma hidratação.


Agora, onde encontrar os elementos essenciais para unhas perfeitas:
  • Proteínas: carnes, gelatina, ovos, legumes, leites e derivados, leguminosas (em menor quantidade) como o feijão, lentilha e ervilha.
  • Gorduras: leite (integral), óleo, manteiga e margarina, carnes.
  • Ferro: carnes (principalmente vermelhas e fígado), feijão, vagem ervilhas, folhas verdes,feijões secos, pão integral e frutas secas
  • Cálcio: leite (derivados) e  folhas verdes.
  • Vitamina A: peixes, fígado, folhas verdes-escuras e vegetais e frutas alaranjadas, batata doce, leite, gema de ovo, queijo tipo cheddar
  • Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, caju,kiwi,goiaba, acerola) e folhas verdes.
  • Vitamina D: leite e clara de ovo.
  • Vitamina E: oleaginosas. e sementes de girassol.
    Vitamina B: carnes, cereais, feijão e levedura de cerveja, batatas, pimentas, bananas, lentilhas, óleo de fígado e atum.
  • Vitamina B12: carnes (principalmente fígado), ovos e leite.
  • Zinco: ostras, frutos do mar, peixes, levedo de cerveja, ovos, carne vermelha, aves, grãos integrais, nozes e sementes.
  • Biotina: gema dos ovos, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, peito de frango e de peru, fígado bovino, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, nozes.
  • Enxofre: cebola, alho, repolho, couve, alface, algas, nozes, ovos, leite, carne, frutos do mar, aves.
  • Silício: Aveia, milho, arroz integral, cevada, trigo integral, frango, miúdos, vegetais , algas, frutos do mar, cogumelos.
  • Selenio: oleaginosas.
Escolher os alimentos certos pode ajudar a manter as unhas saudáveis.

Eu sempre aconselho o paciente a fazer um mix desses alimentos. Inserir as castanhas, amêndoas e nozes no cereal matinal, consumir um bife médio de carne vermelha no almoço, e um ovo cozido no jantar, são grandes aliados nesta batalha!

Claro que existem suplementos específicos para o seu caso mas, antes de os tomar, deverá fazer uma avaliação nutricional completa, para não tapar o sol com peneira, como se costuma dizer!

Ufa!!!
Agora que você já sabe como ter unhas fortes e saudáveis, insira alguns desses alimentos em sua dieta e viva mais forte e com bonitas unhas.

Bjus, e até a próxima!!!


Drª Dulce Cavalieri – Nutricionista – CRN 4286
Clinica Salzgeber e Santos –Suzano –SP - Tel 4743-3159"

Valeu a pena ler neh?! Tudo o que ela disse é muito importante e temos que nos atentar aos detalhes, não vale nada mascararmos nossas unhas com belos esmaltes quando na verdade elas estão todas sofridas e danificadas por culpa da nossa alimentação e organismo. Fiquem de olho!

Estamos em parceria com a Dulce e em breve termos mais post com as palavras e dicas dela aqui para vocês!! Agradecemos seu carinho, atenção e dedicação para produzir e nos enviar esse texto... Obrigada mesmoooo!!!

Espero que tenham gostadooooo!

Grande beijooooo
Mari =)

2 comentários:

  1. É Mari, ter unhas saudáveis é uma tarefa complicadinha. Sofro disso pois sempre roí as unhas a vida inteira e pra elas crescerem agora é um custo!!!! Mas a gente vai tentando e tentando e tentando hehehe

    Adorei as dicas..

    Beijao

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr. Dulce, achei o artigo e gosti muito. um grande beijo da mana Rú.

    ResponderExcluir