Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Alergia à esmaltes?


Ola meninas!

No post de hoje vamos falar sobre ALERGIA À ESMALTES.. que triste ne =/ sempre queremos que isso não aconteça conosco, mas infelizmente acontece com mais frequência do que imaginamos.

O esmalte é feito com muito glamour para agradar todas as pessoas, personalidades e estilos.. mas muitas marcas não se preocupam em substituir algumas substâncias na fórmula que causam alergia e acontece a famosa dermatite de contato, porém as reações da alergia nas unhas se manifestam diferente do que quando na nossa pele, pois as unhas não tem como ficar inchada  ou vermelhas, por causa disso na maioria das vezes percebemos através de inchaços nas pálpebras, vermelhidão e coceiras nas mãos, no rosto e no pescoço.

As substâncias contidas na fórmula dos esmaltes que normalmente causam alergias são a : Formaldeído (está presente na resina do esmalte. A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto.), Tolueno (é uma substância que serve como solvente nos esmaltes)  e a Mica (pigmento utilizado em esmaltes cintilantes e perolados)

É importante estar de olho nos sintomas apresentados e sempre ir procurar um médico para que possa ser feito os testes e verificar a qual substancia que você tem alergia. 

Todas as pessoas já nascem com tendências as alergias, mas somente desenvolve quando se tem o contato com a substância causadora. Ao procurar um médico na maioria das vezes é realizado um teste de contato, onde é colocada uma fita adesiva hipoalergênica nas costas das clientes contendo normalmente 35 substâncias padronizadas que podem estar presentes no esmalte. Após 48 horas é retirada a fita e observado se ocorreu alguma reação alérgica e à qual substância.

Algumas vezes demoram um pouco para manifestar a alergia, a pessoa pode usar esmaltes durante muitos anos e de repente se tornar alérgica, infelizmente não tem como sabermos até que os sintomas se manifestem.

Mas pensando nas mulheres que sofrem com esse dilema, algumas marcas já desenvolveram os esmaltes hipoalergênicos, conhecidos como 3Free, que são ausentes dessas três substâncias que falamos aqui no post, no Brasil temos a Colorama, Ludurana, Argento, Make B (Boticário) e coleções específicas da Impala e Risqué, essas pelo menos são as mais fáceis de encontrar, pelo menos na região onde eu moro.



Normalmente os importados a maioria são 3Free (Não todos), já por ser proibido o uso dessas substâncias nos esmaltes no exterior,  mas no caso se você for alérgica, melhor sempre pesquisar sobre a marca importada que deseja comprar para garantir e não correr o risco de comprar esmaltes caros e não poder usar!

Uma dica: A base incolor também pode causar alergia, portanto se você for alérgica não adianta querer passar qualquer base por baixo do esmalte hipoalergênicos pois causará os mesmos desconfortos. E para quem não é alérgica, é bom sempre comprar base de boa qualidade.

Se algum desses esmaltes ainda te derem alergia, que isso pode acontecer, vai testando as demais marcas até que você encontre alguma que não te causará esse transtorno.

Lembrando que eu não sou profissional nesse assunto, portanto se alguém quiser dividir experiência ou fazer alguma correção sobre o que eu disse aqui, fiquem a vontade! ;)


Beijos
Mari =)

8 comentários:

  1. adorei,seu post,mas não tenho alergia a esmaltes,pelos menos com os brasileiros,pois nunca usei os importados,e se eu tivesse ficaria frustada e doida pois não vivo sem pintar minhas unhas....e esses esmaltes que você postou é lindos fiquei gamada neles,eu só uso risque,colorama,impala,mas as outras tres marcas nunca usei,e também aqui aonde eu moro não tem!beijos.........cida prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida... eu também não tenho alergia e com certeza não deve ser nada fácil para quem tem neh, com esse mundo dos esmaltes crescendo tanto e com tantas novidades, deve ser difícil resistir as tentações, porque infelizmente os nacionais hipoalergênicos tem variedades de cores bem limitadas, mas em compensação os importados são um mais lindos que o outro!!

      Grande beijo e obrigada pelo carinho!!

      tenha uma ótima semana!

      Excluir
  2. oi amor eu adoraria conhecer os importados mas aqui aonde eu moro não vi e tenho até certeza que não tem,mas fazer o que né,e que você também tenha uma semana maravilhosa e cheias de conquista,beijos com muito carinho cida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidaaa.. logo vamos sortear esmalte importado aqui no blog...comece a torcer desde já pra ganhar esse lindinho.. rs..
      Eu agradeço seu carinho viu..

      Beijos

      Excluir
  3. Parabes Mari este informativo é muito importante e pouco divulgado isto mesmo continue nos informando. Bjssssss Arlete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own mãezinha.. que bom que a senhora gostou!!

      Vamos sempre trazer novidades e informativos para dividir com vocês!!!

      Te amOOo e obrigada!

      Excluir
  4. vou ficar torcendo e de olho pois sou louca por esmaltes e como nunca usei importados quero experimentar,beijos adoro você cida.....

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se a unha de fibra de vidro dá alergia nos olhos .
    Bjs,
    Lucia

    ResponderExcluir